A
água está associada ao inverno, pois é uma energia yin, de recolhimento. Sua
cor é o preto, seu sabor é o salgado que, segundo a medicina chinesa tem a
propriedade de afundar e fazer descer a energia. A emoção do elemento água é o
medo.
Na
medicina tradicional chinesa, o elemento água é relacionado ao rim e bexiga,
podemos relacionar a água à liquidez, fluidez e solução. A água tem o movimento
para baixo (excreção de fluídos impuros) e está associada ao armazenamento. No
ciclo de geração a água gera a madeira e no ciclo de controle a água controla o
fogo. (MACIOCIA, 2007)
Nosso
corpo é constituído por quase 80% de líquidos. Os rins controlam o fluxo de
água no nosso corpo, e a bexiga armazena e elimina o excesso de água. Pelos
rins também absorvemos os minerais, que são metabolizados no fígado. Além
disso, o fluxo de água é responsável pela renovação de fluídos do nosso corpo
como o sangue, saliva, linfa, secreções glandulares, urina, suor, lágrima,
leite materno, logo, nada no nosso corpo funciona sem a água. (HIRSCH, 2008)
Além
do órgão rim (Zang Shen) a água está associada à víscera bexiga (Fu Pang Guang)
que tem como função transformar os fluídos que necessita do Qi e do calor
fornecido pelo yang dos rins. Esses fluídos são recebidos do intestino delgado
e após transformados são excretados. O Qi e o calor necessários para esta
transformação que são promovidos pelo Yang do Rim. (MACIOCIA, 2007).
O símbolo da água representa, na medicina
tradicional chinesa, o órgão rim e a víscera bexiga. Por isso, todos os padrões
de adoecimento relacionados à água, são referidos como desarmonias do rim ou da
bexiga. Associam-se ainda, ao elemento água os ouvidos, o cérebro, a medula, os
ossos, os dentes, a região lombar, o aparelho reprodutor e a energia Jing (a
essência) [...]. (CAMPIGLIA, 2004, p. 44)
Dentro
do estudo da seqüência cosmológica a água é o início, o alicerce dos outros
elementos. Isso corresponde à importância conferida ao rim como alicerce do
Yin-Yang de todos os órgãos. O rim pertence ao elemento água e estoca a
essência (Jing), mas também armazena o fogo na porta da vida (Ming men) é,
portanto, a fonte da água e do fogo, além de serem denominados de o Yin e o
Yang originais. A partir de tal ponto de vista, a água pode ser considerada o
alicerce de todos os outros elementos.
(MACIOCIA, 2007)
As
emoções estão fortemente associadas ao elemento água, por exemplo, as lágrimas
derramadas ou a sensação de se estar tomado, inundado de sentimentos. A água é
um meio fluido pelo qual se comunica o sutil, as vibrações emocionais e o
sentir como uma posição de onda.
Conforme
os textos taoístas a água é símbolo de sabedoria, pois corre livre seguindo as
irregularidades do terreno, sem contestar, sem parar, achando seu caminho por
entre pedras e obstáculos. No budismo tibetano a água é usada para sacramentar
os votos religiosos. Muitas vezes é o símbolo do inconsciente, do
indiferenciado. Nadar em um grande mar ou lago é retornar ao todo indivisível.
A água segundo o taoísmo é o caos e a indistinção primeira, o útero materno e a
vida aquática do feto são momentos de fusão em diferenciação. Sem o útero o
feto não existe. (CAMPIGLIA, 2004)
O
elemento água faz parte do sangue e outros líquidos corporais, como o esperma,
que é outra fonte de vida. Deste modo, a água não só fertiliza os campos, mas
ainda da vida ao homem por meio dos líquidos seminais e do sangue. Ela
representa o fluxo contínuo de vida e de vitalidade.
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